21999163680

Leque

O leque, na Dança Cigana, representa o elemento ar e simboliza o amor, a sensualidade e a limpeza, assim como também a sedução, o romantismo e o poder.

É mais utilizados nas danças de origem Calon (rumbas catalã e flamenca), mas pode ser utilizado em fusões, sem perder as suas características.
Foi incorporado ao Flamenco, onde, dependendo do tamanho, é chamado de abanico ou pericon.
Na maioria das vezes, se dança com apenas 1 leque, na mão direita. Mas pode-se dançar com 2 leques, um em cada mão, exigindo maior habilidade da dançarina.
A movimentação do leque é sempre em movimento de rotação, girando pra dentro. Todos os dedos da mão tem sua responsabilidade para segurar o leque e para mantê-lo aberto durante sua movimentação.
Podemos começar a dança com o leque em mãos ou iniciar com ele guardado no decote e sacá-lo durante a dança. Sempre aconselho às minhas alunas a não sacar o leque do decote, estando de frente para o público. Melhor estar posicionada de costas para fazê-lo. 
Podemos fazer diversos movimentos com o leque fechado também e usar a alternância dele fechado e aberto durante a dança, conforme a coreografia.