Pandeiro com fitas
Pandeiro com fitas
Representa, na dança, os quatro elementos, denota a alegria e sugere uma festa. Serve também para purificar o ambiente.
O pandeiro traz a alegria do sol, saudando-o com inúmeras fitas coloridas, representando seus raios protetores e vivos. Como todo instrumento que faz barulho, ele tem como função expulsar os maus espíritos ou energias negativas, abrindo caminho para o povo festejar. Sua mensagem é mover, transformar o que está parado em ritmo, revigorar o nosso corpo com a alegria e o calor da dança, assim como o sol faz conosco.
O uso das fitas pode ter nascido como um calendário para marcar eventos importantes e a idade; para saudar a chegada da primavera; para representar, através das cores das fitas, pedidos ou bênçãos.
É utilizado nas danças do grupo Rom, acompanhando violinos e outras percussões.
Chamamos de pandeiro, mas na verdade, usamos uma pandeirola, geralmente em formato de meia-lua. Podem ser comprados pandeiros prontos, mas aconselho às minhas alunas a fazerem o seu próprio pandeiro, colocando nele sua energia.
A pandeirola pode ser comprada em lojas de instrumentos musicais, na cor que você preferir (evitar a cor preta) e as fitas coloridas finas, preferencialmente de cetim, em armarinhos. Para as cores das fitas, sugiro evitar o preto e o marrom.
Elas podem ser cortadas em pedaços de 80 a 90 cm de comprimento e amarradas da estrutura da pandeirola, sempre tentando deixar livres os pratinhos metálicos.
Depois de pronto, verificar se as fitas não estão arrastando no chão, quando você estiver segurando o pandeiro pra baixo, ao longo do corpo. Se estiverem arrastando, reduza o comprimento das fitas, para evitar acidentes durante as apresentações.
Super dica: para as pontas das fitas do seu pandeiro não desfiarem, além de cortar em 45° (em diagonal), você pode encostar (uma-a-uma) as pontas cuidadosamente na brasa de um incenso, para selar.