Dança Cigana estilo brasileiro
Como citado no post sobre as 7 curiosidades da Dança Cigana (corre lá pra conferir - clique aqui), o Estilo Brasileiro de Dança Cigana é uma realidade.
As dançarinas brasileiras, ao longo dos anos, foram "criando" uma forma peculiar de dançar, que não é encontrada em nenhum lugar do mundo.
Mas como isto aconteceu?
Há anos atrás, antes da popularização da Internet, o acesso às informações era bem mais restrito do que hoje e era mais comum, o estudo das danças espanholas, incluindo as rumbas, e algumas danças do leste europeu e danças russas (que eram apresentadas em teatros). Não tínhamos o conhecimento da diversidade de estilos que estudamos hoje.
O boom da propagação da cultura cigana no Brasil aconteceu com o estrondoso sucesso das músicas do grupo cigano Gipsy Kings (no final dos anos 80 e nos anos 90) e da enorme audiência da novela da Explode Coração (1995), da autora Glória Perez.
Muitas mulheres se encantaram com os movimentos das danças ciganas e seus elementos: leque, xalê, pandeiro, e começaram a querer dançar com eles, misturando uma música calon com um elemento rom (como por exemplo, o pandeiro).
Outra questão, que não pode ser ignorada é a influência das entidades ciganas da Umbanda. Além dos espíritos com apresentação tradicional como pretos velhos, caboclos, crianças, povo de rua, surgiram no terreiro de Umbanda também espíritos com apresentação cigana, bastante atrativos, mais sutis para os consulentes e menos "assustadores" do que uma pomba-gira ou um exú.
Muitas destas entidades usam a dança como forma de trabalho espiritual, encantando os frequentadores. Vários terreiros promoviam festas ciganas, onde algumas professoras de Dança Cigana eram convidadas para dançar.
Esta influência dos centros de Umbanda pode explicar também porque gostamos de dançar com os pés descalços.
No final das contas, misturamos passos de rumbas, de dança cigana russa e de danças brasileiras (como o carimbó) e dançamos descalças, preferencialmente ao som das rumbas.
Esta é a nossa Dança Cigana Artística Brasileira! Parabéns pra todas nós!